YesNoOk
avatar

[PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.  (Read 2565870 times)

Started by LC-DDM, August 27, 2007, 01:31:55 pm
Share this topic:
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9981  March 04, 2019, 11:53:51 am
  • **
  • From Brazil! Why not?
    • Brazil
    • ryouwin.smeenet.org
.   Desculpa trocar o assunto, mas preciso desabafar pra ver se é só comigo: tem umas características do Mugen que eu já não considero mais defeito, mas como uma característica! Ou uma daquelas fatalidades da natureza para as quais não existe solução. Mas ao invés de ser um terremoto, um furacão ou um dilúvio... o meu pesadelo é usar o comando sprpriority = -1!
.   Maluco, que raiva dele! E quando uso para helpers o problema cresce! Às vezes consigo compensar (na tentativa e erro) usando p1sprpriority em cada golpe que acerta, mas descobri hoje que usar um comando Sprpriority logo depois (sem conflito) anula o p1sprpriority!
.   Tem coisa no Mugen que só funciona na base da bruxaria ou das ciências arcanas!
.   Eu só quero fazer um humilde atropelamento triplo!! É pedir demais, meu Deus?!?

.   E sobre a questão de perder o conteúdo do HD, sofro disso desde 2002 quando perdi o primeiro beta do RoboCop! (Sabem quando a gente tira o computador da tomada em tempestades de raio? Bom, eu tinha uma daquelas placas de pegar TV do computador e a eletricidade estática fritou meu PC pelo cabo coaxial da antena. Lindo, né?)
.   Paulo Coelho diria algo como "se tiver de fazer novamente, é uma chance de fazer melhor"... mas não sou Paulo Coelho!
.   Refiz (e refiz o refeito) RoboCop e desde aquela época tenho o hábito de ter cópias reservas de chars em tudo que caiba: netbook, pendrive, CD e até tablet! Também uso um programa para atualizar as cópias. Parece paranóia, mas me salva em coisa pequenas: o Fighter Factory 3 (acho que foi ele) sem querer ferrou o storyboard de outro char quando eu fazia o storyboard da NeuroBrain.
- - - - -Hobby & Mugen (Smeenet version) - - - - - http://ryouwin.smeenet.org/               Last updates:
Agent Miner v.11,12,2022RoboCop S.Pack v.01,20,2022Eraya v.02,19,2022A.L.L.O.Y.(HD) v.12,25,2021
Last Edit: March 04, 2019, 12:11:11 pm by Ryou Win
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9982  March 04, 2019, 09:35:30 pm
  • **
  • Sr. Símio Enfermo
    • Brazil
    • www.facebook.com/people/Manson-Rees/100027897993934
.   E sobre a questão de perder o conteúdo do HD, sofro disso desde 2002 quando perdi o primeiro beta do RoboCop! (Sabem quando a gente tira o computador da tomada em tempestades de raio? Bom, eu tinha uma daquelas placas de pegar TV do computador e a eletricidade estática fritou meu PC pelo cabo coaxial da antena. Lindo, né?)

.   Paulo Coelho diria algo como "se tiver de fazer novamente, é uma chance de fazer melhor"... mas não sou Paulo Coelho!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK


.   Refiz (e refiz o refeito) RoboCop e desde aquela época tenho o hábito de ter cópias reservas de chars em tudo que caiba: netbook, pendrive, CD e até tablet! Também uso um programa para atualizar as cópias. Parece paranóia, mas me salva em coisa pequenas: o Fighter Factory 3 (acho que foi ele) sem querer ferrou o storyboard de outro char quando eu fazia o storyboard da NeuroBrain.

É bem triste perder algo que você está trabalhando faz tanto tempo... :(
Qual programa você usa para atualizar as suas cópias?

Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9983  March 06, 2019, 01:38:34 am
  • avatar
  • **
Uma vez em 1999 eu perdi tudo o que tinha feito desde 1993, meus primeiros pixel art... tudo...
Eu tinha uma série de quadrinhos em pixel art... perdi tudo. Até hoje eu lamento isso.

E final do ano passado quase perdi tudo o que tinha feito desde 2015, mas felizmente consegui fazer o backup em um hd novo (o hd antigo travou mas voltou a funcionar milagrosamente, deixando ele de ponta cabeça).
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9984  March 06, 2019, 04:08:14 pm
  • **
  • From Brazil! Why not?
    • Brazil
    • ryouwin.smeenet.org
É bem triste perder algo que você está trabalhando faz tanto tempo... :(
Qual programa você usa para atualizar as suas cópias?

.   Atualmente o Portable Freefilesync 4.1. Quebra um baita galho!
.   Pendrives e drives SSD têm limite de escrita, então o bom de atualizar é que ele pode só copiar o que teve modificação ao invés de tudo.

E final do ano passado quase perdi tudo o que tinha feito desde 2015, mas felizmente consegui fazer o backup em um hd novo (o hd antigo travou mas voltou a funcionar milagrosamente, deixando ele de ponta cabeça).

.   Sim. Mudar a posição do HD realmente funciona! Lá no serviço tem um HD que só funciona de lado. A explicação é que a boa e velha gravidade ainda puxa tudo pra baixo, incluindo cabeçotes de leitura que estão à apenas 1 fio de cabelo ou menos de uma superfície de disco rígido de metal (por isso que não pode abrir. Já pensou se pegar poeira lá dentro?)
.   Outra coisa que me fez obliterar prematuramente um monte de HDs (além do cabo SATA) é a fonte de força: se a alimentação é fraca ou irregular, o HD faz barulho de cabeçote batendo. Quase condenei o HD de 4 TB no meu sobrinho cinéfilo antes de tentar com outra fonte. Mas a história teve final feliz, com direito a conselho do He-man no final!

.   Por último, pra não fugir do assunto: estou progredindo em atropelar ciborgues incautos. Agora só falta jogá-los do alto do arranha-céu (acho que estou jogando muito Injustice! Os especiais são fodas, desde que você ignore que tem um Bat-móvel no satélite da Liga da Justiça). Mas o Carnaval acabou e ainda não acabei o acabamento do POV e dos sons... e acabo de perceber que acabei usando muito o termo "acabar"!!
.   Mesmo assim sai em breve.

- - - - -Hobby & Mugen (Smeenet version) - - - - - http://ryouwin.smeenet.org/               Last updates:
Agent Miner v.11,12,2022RoboCop S.Pack v.01,20,2022Eraya v.02,19,2022A.L.L.O.Y.(HD) v.12,25,2021
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9985  March 06, 2019, 07:33:02 pm
  • **
  • Sr. Símio Enfermo
    • Brazil
    • www.facebook.com/people/Manson-Rees/100027897993934
.   Atualmente o Portable Freefilesync 4.1. Quebra um baita galho!
.   Pendrives e drives SSD têm limite de escrita, então o bom de atualizar é que ele pode só copiar o que teve modificação ao invés de tudo.
Vou fazer uns testes com esse programa.
Obrigado! :D

.   Sim. Mudar a posição do HD realmente funciona! Lá no serviço tem um HD que só funciona de lado. A explicação é que a boa e velha gravidade ainda puxa tudo pra baixo, incluindo cabeçotes de leitura que estão à apenas 1 fio de cabelo ou menos de uma superfície de disco rígido de metal (por isso que não pode abrir. Já pensou se pegar poeira lá dentro?)
Agora isso me fez pensar se não tinha como recuperar alguma coisa do meu HD. kkkkkkk

Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9986  March 07, 2019, 12:54:46 am
  • **
  • From Brazil! Why not?
    • Brazil
    • ryouwin.smeenet.org
Agora isso me fez pensar se não tinha como recuperar alguma coisa do meu HD. kkkkkkk

.   Eh,eh. Bom, Manson Rees... às vezes a gente só toma certas decisões na raiva ou na perda. Não é bonito fazer isso só nessas horas, mas agora você tem um HD novo e maior do que o anterior. Não é pilha, mas tem seu lado positivo.
.   Se serve de consolo, isso não é regra de ouro. Tem vez que só resolve por coincidência mesmo. Como naquela piada...

Um jovem médico, viajando de carro, percebeu que estava ficando sem combustível.Entrou num vilarejo e dirigiu-se a um posto de gasolina para abastecer o carro. Não viu uma viva alma no posto e, apesar de buzinar várias vezes, ninguém vinha atendê-lo.

Finalmente apareceu um rapazinho que lhe disse:

- Não adianta buzinar, porque o posto está fechado; a filha do dono morreu ontem e todos estão no velório.

O jovem médico pensa uns segundos e chega à seguinte conclusão: se não posso prosseguir e não sei a que horas irão retornar, vou até ao velório também, já que não posso fazer mais nada.

Lá chegando, aproxima-se do caixão por mera curiosidade, e de repente, observa algo extremamente raro. Chama o pai da 'falecida' e diz-lhe:

- Olhe, sou médico, a sua filha não está morta, está em estado catatônico; parece morta, mas está viva!

O pai, nervosíssimo, pergunta:
- O senhor pode fazer alguma coisa?

O jovem médico explica-lhe que há uma possibilidade, embora remota, de trazê-la à vida.
Para isso, teriam que submetê-la a uma sensação muito forte.

Pergunta então ao pai: - A sua filha tinha namorado?
Embora estranhando a pergunta, o pai respondeu sim e que ele se encontrava presente.

- Bem - disse o jovem médico - então tirem o corpo do caixão, levem-no para uma cama junto com o namorado e deixem que eles façam sexo.

Ainda que com algumas reservas, o pai dá ordens para que seja feito tudo o que o doutor disse, mas pede para que ele fique, a fim de comprovar o 'resultado'.

Passadas quatro horas abre-se a porta do quarto e, como por um milagre, a moça aparece vivinha da silva!

Foi uma grande alegria para todos, que logo programam uma festa e convidam o jovem doutor.

Este se desculpa, alegando que tem de ir visitar um familiar que se encontra doente, mas promete passar pela aldeia na viagem de regresso.

Tanque cheio, o médico prossegue sua viagem.

Passados 15 dias ele regressa e decide cumprir o que prometera: passar pela aldeia para ver como estava a jovem ex-defunta.

Ao chegar ao posto, avista o mesmo rapaz, que desta vez esta ali tomando conta do negócio.

Assim que reconhece o doutor, o rapaz corre desesperado ao seu encontro e lhe diz:

- Graças a Deus que o senhor voltou! Não sabíamos como encontrá-lo e estávamos a sua espera! O Sr. Engrácio, pai da menina que o senhor salvou, morreu há 10 dias! Metade do vilarejo já comeu o velho, mas nada do homem ressuscitar!

MORAL DA HISTÓRIA:

O MESMO MEDICAMENTO NÃO SERVE PARA TODOS!

- - - - -Hobby & Mugen (Smeenet version) - - - - - http://ryouwin.smeenet.org/               Last updates:
Agent Miner v.11,12,2022RoboCop S.Pack v.01,20,2022Eraya v.02,19,2022A.L.L.O.Y.(HD) v.12,25,2021
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9987  March 07, 2019, 01:44:10 am
  • **
  • Sr. Símio Enfermo
    • Brazil
    • www.facebook.com/people/Manson-Rees/100027897993934
SAHDUSAHUDSAHDFUSAHFUSH
Coitado do velho. XD
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9988  March 07, 2019, 02:37:10 pm
  • ******
  • A living Mugen dinossaur :)
  • 23 years of Mugen O_o
    • Brazil
    • www.brazilmugenteam.com
Quote
Pendrives e drives SSD têm limite de escrita
Exato. Inclusive, recomendo a quem usa HD SSD e usa o photoshop a NAO CONFIGURAR o scratch disk (disco onde ele salva as coisas temporariamente) no SSD.
Ele vai acabar com a vida útil do HD.

Sobre backup, aprendi a usar tudo no Dropbox. Inclusive meus WIPs de Mugen, OpenBOR, etc.
Uso o plano de 9 dólares por mês (que me dá 1TB de espaço) e tem me salvado a vida :)

O plano básico gratuito vem com 2GB. Dá pra ganhar mais indicando pessoas.
Este é meu link https://db.tt/l7GSmgmV - aí quem se registra (e eu) ganha 500MB.
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9989  March 07, 2019, 04:51:08 pm
  • avatar
  • **
Quote
- Graças a Deus que o senhor voltou! Não sabíamos como encontrá-lo e estávamos a sua espera! O Sr. Engrácio, pai da menina que o senhor salvou, morreu há 10 dias! Metade do vilarejo já comeu o velho, mas nada do homem ressuscitar!

To rindo aqui XD
E como aqui é Br, eu não duvido que isso realmente tenha acontecido em algum lugar... A propósito, aquela piada do "corno em cima do prédio" dizendo que vai pular e a mulher em baixo dizendo que colocou chifre nele e não asas, isso realmente aconteceu!
Eu tinha um amigo que era representante comercial, e estava numa cidade do interior (não lembro o estado) e presenciou a cena, o corno era vice prefeito ou algo assim, e os populares ao contrário da esposa, incentivavam-no que pulasse.

Depois de anos, começei a ouvir a versão "piada" contada por humoristas.

O que me faz pensar se o velho da piada realmente existiu e teve seu cadáver violado, sob a tentativa nobre, porém vã, de ter sua vida restituída. XD

Esqueci de dizer, sobre o SprPriority, eu reparei que o StateDef -2 é desligado no primeiro "tic" após um hit, mesmo que voce coloque ignorehitpause.
Não sei se é pra todos os controladores, mas recomendo que voce use o Statedef -1 ou o -3, caso queria forçar um SprPriority.

Quote
Sobre backup, aprendi a usar tudo no Dropbox. Inclusive meus WIPs de Mugen, OpenBOR, etc.
Uso o plano de 9 dólares por mês (que me dá 1TB de espaço) e tem me salvado a vida :)

A vantagem também é que voce pode acessar de qualquer lugar...
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9990  March 08, 2019, 03:06:56 am
  • ******
  • A living Mugen dinossaur :)
  • 23 years of Mugen O_o
    • Brazil
    • www.brazilmugenteam.com
Exato. Inclusive, eu consigo programar pra OpenBOR direto do celular e já atualizar no dropbox pelo próprio celular :)
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9991  March 08, 2019, 03:31:01 am
  • **
  • From Brazil! Why not?
    • Brazil
    • ryouwin.smeenet.org
... eu não duvido que isso realmente tenha acontecido em algum lugar...

.   Ou seja: "só é piada até acontecer na nossa frente", certo?
,   Isso me lembra aquele livro o Beto Silva, o "Uma Piada pode Salvar Sua Vida": ignorando se a parte dele escapar de um sequestro contando piadas aconteceu ou não, o livro pode virar uma grande brincadeira com uns conceitos interessantes. A piada do papagaio no avião ( https://www.piadas.com.br/piadas/papagaios/o-papagaio-aeromoc ) mudou minha forma de me comparar com os outros no serviço.
.   No fim é possível tirar lições de piadas, desde que não se empolgue. Não é um livro de auto-ajuda, mas também não auto-atrapalha. Recomendo.

Esqueci de dizer, sobre o SprPriority, eu reparei que o StateDef -2 é desligado no primeiro "tic" após um hit, mesmo que voce coloque ignorehitpause. Não sei se é pra todos os controladores, mas recomendo que voce use o Statedef -1 ou o -3, caso queria forçar um SprPriority.

.   Obrigado. Achei que já havia aprendido tudo sobre essa questão fazendo o ED-209, mas esse "pulo" automático para um SprPriority superior ao acertar um hit (exceto ao se usar o P1SprPriority) ainda puxa meu pé à noite quando me distraio!
.   Só não entendi o "usar Statedef -1 ou o -3": a prioridade do -3 não é menor do que do StateDef -2? Tipo o Helper, que é um tick atrasado comparado ao char "pai" (por isso uso o AnimElemTime() ao invés do Time, porque esse é igual nos dois.quando o helper tenta ler o "pai".
.   Mas valeu o aviso. Vou tentar evitar de botar isso à prova.
- - - - -Hobby & Mugen (Smeenet version) - - - - - http://ryouwin.smeenet.org/               Last updates:
Agent Miner v.11,12,2022RoboCop S.Pack v.01,20,2022Eraya v.02,19,2022A.L.L.O.Y.(HD) v.12,25,2021
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9992  March 08, 2019, 11:30:49 pm
  • avatar
  • **
Eu fiz uns testes aqui, rodando explods nos 3 states negativos, com este código aqui :

[State -3, ExplodTest]
type = explod
trigger1 = 1
anim = 195
pos = 90,0
postype = p1
sprpriority = 0
removetime = 1

Ou seja, todas as 3 com prioridade 0, resultado :



primeira imagem indica que de fato o -3 é acionado por ultimo, nenhuma novidade.

Na segunda imagem, a explod do state -1 desaparece por 1 frame, quando faço um golpe...

E em baixo, como já sabia, dá erro quando se tem um hitpause, o problema é que não é apenas no -2.

MAS.......

Eu uso mugen no linux, com o WINE, que roda programas do windows no linux, mas não é 100% perfeito. Pode ser por isso o problema.
Depois eu testo variáveis, com varadd, pois isso pode desabilitar a var durante 1 frame, resultando em erros, se vc estiver contando frames por exemplo.

No entanto, não tive problemas com a prioridade dos sprites.

EDIT: esquece as imagens de baixo, com ignorehitpause, elas funcionam de boa...

Last Edit: March 08, 2019, 11:36:57 pm by Lord-S
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9993  March 09, 2019, 05:38:00 pm
  • **
  • From Brazil! Why not?
    • Brazil
    • ryouwin.smeenet.org
MAS (...) Eu uso (...) o WINE, que (...) não é 100% perfeito. Pode ser por isso o problema. (...)
No entanto, não tive problemas com a prioridade dos sprites.
EDIT: esquece as imagens de baixo, com ignorehitpause, elas funcionam de boa...

.   É, mesmo em condições normais a ausência do "ignorehitpause" tecnicamente já está bugada até na documentação destes dois últimos Mugens, por isso a Elecbyte recomenda que, por prevenção (e por enquanto), se use ignorehitpause=1 em todos os comandos. Pra quem faz combo, nada muda, mas para quem já conta com a pausa do hit (para alguns efeitos por exemplo) pode confundir.
.   Meu problema com o SprPriority = 1, como já expliquei, é contar com uma coisa e a Elecbyte fazer outra no automático. Acabo acertando na tentativa e erro, mas faz minha produção demorar umas 4 vezes mais! Ainda mais quando quero que funcione igual no Mugen 1.0 e no 1.1b1.
.   Mudando de assunto, que belo char você tem aí, hein? Sou leigo e posso estar falando besteira, mas parece que o Kamen Rider e o Megaman fizeram um char juntos.

.   Aliás... queria a opinião dos senhores:
.   Estou há muito querendo uma forma do char descobrir (ou supor) que o adversário é um char pequeno (240p) que está em modo compatível para ficar grande (720p), falso HD (240p com scale = 0.5,0.5) ou se é um char já em HD (720p). Isso tem atrapalhado alguns dos meus hypers, como no caso do R2 Prototype A e do Ironsuit:
(04:19)
(02:16) vs (04:42) (neste último o adversário vira uma formiga praticamente!)

.   ... Minha ideia é me forcar na variável do pulo: Muitos chars têm diversos tamanhos, mas quase todo mundo usa o mesmo valor de pulo. Opiniões?
- - - - -Hobby & Mugen (Smeenet version) - - - - - http://ryouwin.smeenet.org/               Last updates:
Agent Miner v.11,12,2022RoboCop S.Pack v.01,20,2022Eraya v.02,19,2022A.L.L.O.Y.(HD) v.12,25,2021
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9994  March 09, 2019, 06:08:00 pm
  • avatar
  • **
Se eu entendi, o mugen está mudando o SprPriority automaticamente...
No "cabeçalho" do código (StateDef), tem a opção de sprpriority, talvez o mugen reseta toda vez que vc entra num código (ao invéz de deixar o  sprpriority atual como padrão).
Ou use valores absolutos tipo -5 pra ficar atrás, 0 no meio e +5 na frente (eu sempre faço isso). Se saltar 1 ou 2 valores pra mais ou menos, não afeta no geral.

Meu char copiou as botas do megaman sim XD

Sobre o novo problema, tem um trigger novo chamado Const240p, dá uma olhada...
Nuca usei então não sei exatamente como funciona, mas aparentemente ajusta os valores baseado na resolução do char (240p, 480p, 720p).

O próprio Const normal, vc pode verificar se o char está escalonado :   Const(size.xscale)  e  Const(size.yscale)
Se forem != 0 , o char está escalonado, mas não tem haver com a resolução, neste caso.
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9995  March 09, 2019, 07:11:55 pm
  • ******
  • A living Mugen dinossaur :)
  • 23 years of Mugen O_o
    • Brazil
    • www.brazilmugenteam.com
Vcs viram a gambiarra que dá pra fazer com o Cond? Tipo multiplos redirecionamentos?
Uma coisa que eu descobri noMugen: ontop quer REALMENTE dizer ontop.
Se vc tenta colocar duas coisas como ontop, ele ignora. Se uma delas nao tiver transparencia, a outra nao aparece
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9996  March 10, 2019, 04:20:23 am
  • avatar
    • Brazil
Vcs viram a gambiarra que dá pra fazer com o Cond? Tipo multiplos redirecionamentos?

Sim, na verdade quem descobriu isso foi WolfStak, David11 e eu quando estávamos vendo várias coisas no mugen. Fizemos diversos testes por mais de 1 ano e apenas revelamos pra as pessoas recentemente (motivo que explicarei embaixo).  Existem varias coisas que descobrimos que não vejo o porque eu mencionaria (tem coisas que é bom ficarem enterradas) mas achamos melhor apenas revelar essa por enquanto por fazer vcs diminuirem a quantidade de código usado ja que pra um programador, resumir as coisas em código é tbm um ponto importante. No teste eu fiz 18 redirecionamentos utilizando apenas 1 linha com cond.

Ainda tem gente que usa ifelse e isso é muito bizarro então pra deixar as pessoas empolgadas com Cond decidimos revelar pra deixarem de usar esse maldito ifelse bugado que deveria ter morrido há 20 anos atrás.

Sobre o sprpriority tem coisas já codificadas na engine que da overwrite no sprpriority anterior, e até mesmo no próprio statedef mencionado pelo lord-s pq tudo é uma template, mesmo se vc não inclui a função, o parâmetro tem seu valor default consigo.

Ontop, é um valor universal, mas pelo o que eu entendi da engine é aleatório quem vai ficar na frente mas geralmente quem foi invocado depois fica na frente do anterior. Ontop ignora sprpriority então é bem bizarro ver as pessoas juntando os dois como se sprpriority maior em 2 ontop ficaria o maior na frente.

Outra coisa bem tensa em ver é quando a pessoa usa pause/supermovetime = 999999999. Isso é tipo HORAS de imunidade a pause e o round não dura horas kkk.

David eu e Wolf somos bem antigo mesmo no mugen mas vivíamos mais em foruns ucoz agora que isso passou de moda a gente ta se espalhando por aí.

Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9997  March 10, 2019, 05:17:42 pm
  • avatar
  • **
O mugen possivelmente é a engine mais fácil de programar.
Isso é uma benção mas também uma maldição.
A primeira é que possibilita que pessoas sem algum nível de conhecimento em programação possam criar, como foi o meu caso.
A segunda é que mesmo quem não tem a menor noção de jogo de luta também cria coisas pro mugen, o que reduz o apreço da engine em outras comunidades.
Mugen se tornou sinonimo de coisas má programadas, péssimo gosto e balanceamento, o que é ruim.

Eu uso ifelse e não tenho problema nenhum com isso. Não acho bizarro, na verdade acho muito útil e intuitivo. Nunca tive um ifelse bugado, então talvez seja a maneira como voce ultiliza.
A otimização do código é muito válida, é o que eu mais busco hoje em dia. Mas no final, o que sempre importa é o que aparece na tela.
Sempre me empenhei em criar um char jogável e sem bugs, que é o que realmente importa. E sempre tem 2 ou mais maneiras de fazer a mesma coisa no Mugen.

Quanto as pessoas usarem valores pouco realistas, é só questão de tempo até elas aprenderem a usar melhor a engine.

Primeiro estágio é voce programar algo que funciona (até mesmo pq se não funciona, foi apenas perda de tempo).

Segundo estágio é a programação otimizada (funciona melhor e com menos recurso).

Terceiro estágio é a programação elegante, funciona ainda melhor, usa ainda menos recursos e é belo e criativo. É a perfeição de um código.

Last Edit: March 10, 2019, 05:25:06 pm by Lord-S
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9998  March 10, 2019, 08:41:37 pm
  • **
  • From Brazil! Why not?
    • Brazil
    • ryouwin.smeenet.org
.   E tem o estágio em que se tenta programar no menor tempo possível ou depois de ter estourado o prazo! Aí a elegância é a primeira vítima de guerra!
.   Mas levei muito tempo para para valorizar limpeza de código... ou pelo menos clareza de comentários. Quando passei a tentar usar o editor de texto do celular pra adiantar os códigos é que vi como só o "copiar daqui para repetir ali. Afinal eu lembro" prejudica e, como um bumerangue mal jogado, ele volta pra acertar a sua cabeça!

Sobre o sprpriority (...) Ontop ignora sprpriority então é bem bizarro ver as pessoas juntando os dois como se sprpriority maior em 2 ontop ficaria o maior na frente.

.  Agora já resolvi (e obrigado ao senhores pela ajuda) mas o código que estava me dando dor de cabeça era este aqui:
[State 4015, 10]
type = HitDef
trigger1 = !movecontact
attr = S, HA
animtype  = Hard
damage    = 75-var(13)/5,0
priority = 3, Hit
hitflag = MAF
guardflag = MAF
pausetime = 0,34
sparkno= 3
sparkxy = -32,-100;24;0
hitsound   = 5,2
guardsound = 6,0
ground.type = Low
ground.slidetime = 6
ground.hittime  = 65
ground.velocity = -3,0
guard.velocity = -3
air.velocity = -3,0;-12.8
air.hittime  = 65
air.type = Low
p2facing=1
fall = 0
air.fall= 0
forcestand = 1
kill = 0
getpower = 0, 0
p1sprpriority = 0 ; <=========== aqui entra no layer 0 ao conectar a porrada
p2sprpriority = -3
;------------

[State 4015, SprPriority]
type = SprPriority
trigger1 = ceil(var(7))=0
value = -3 ; <=========== aqui entra no layer -3 ao var(7) chegar à zero (um contador improvisado).
;ignorehitpause =
;persistent = 0

.   E só de colocar o type = SprPriority, ele nem esperava a condição ser completada: Ele passava por cima do meu p1sprpriority = 0 , pôxa!!!

Outra coisa bem tensa em ver é quando a pessoa usa pause/supermovetime = 999999999. Isso é tipo HORAS de imunidade a pause e o round não dura horas kkk.

.   Desculpa dizer isso na "ignorância", mas é estupidez fazer isso! Vejo o uso disso em chars mais antigos e tal... mas tem muitos casos em que o Mugen não reconhece comandos de números maiores do que "FFFF" (em hexadecimal. Em decimal seria "65535") e em outros casos, nem chega nesse valor. Quem já tentou colocar figuras no SFF com números maiores que  "19000" sabe do que estou falando.
.   É como aquele pessoal que, pelos poderes da fé ou de Grayskull, quer criar "comandos novos" no sistema, como o spripriority = 9, sendo que qualquer coisa maior do que 4 o sistema entende como 5.

Vcs viram a gambiarra que dá pra fazer com o Cond? Tipo multiplos redirecionamentos?

.   Sacanagem. Eu posto uma dúvida de Mugen e você joga o assunto para Java? Se isso não for um comando de Mugen, estarei decepcionado contigo.

Sobre o novo problema, tem um trigger novo chamado Const240p, dá uma olhada...
Nunca usei então não sei exatamente como funciona, mas aparentemente ajusta os valores baseado na resolução do char (240p, 480p, 720p).
O próprio Const normal, vc pode verificar se o char está escalonado :   Const(size.xscale)  e  Const(size.yscale)

.   Não rola! Já fiz testes e estudei isso nos 2 últimos anos. Isso diz ao char em que tipo de tela ele está rodando, mas o char que roda em modo compatível nem suspeita que isso existe. Uma boa parte dos comando novos o char não tem acesso.
.   Um exemplo: idioma. Você pode programar o char para ter as falas em mais de um idioma, mas ele não tem acesso a nada que diga que o idioma mudou, porque ocorre "fora" dele (tipo no System.ini). Nos meus chars eu fiz uma gambiarra pelo arquivo DEF, fazendo cada escolha de idioma apontando para um CNS diferente.
.   Mas na parte de resolução, não consegui pensar em muita coisa. Tipo, Const(size.xscale) de um char clássico e Const(size.xscale) de um char HD é "1" do mesmo jeito. E se eu assumir que um char com um número gigante de largura só pode ser HD, então o Galactus sempre foi em HD?
.   E os senhores bem sabem que, em se tratando do Mugen, "na prática a teoria é outra". Taí o "supermovetime = 999999999" que não me deixa mentir.

- - - - -Hobby & Mugen (Smeenet version) - - - - - http://ryouwin.smeenet.org/               Last updates:
Agent Miner v.11,12,2022RoboCop S.Pack v.01,20,2022Eraya v.02,19,2022A.L.L.O.Y.(HD) v.12,25,2021
Last Edit: March 10, 2019, 08:46:05 pm by Ryou Win
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#9999  March 11, 2019, 07:26:07 am
  • avatar
    • Brazil
Mugen se tornou sinonimo de coisas má programadas, péssimo gosto e balanceamento, o que é ruim.
Justamente isso. Como geralmente mugen é compilaçao de char vc percebe que em um jogo compilado várias coisas não funfam do jeito que deveria pq existem diferentes balanceamentos.
Outra coisa que não gosto é como automatizam AI: partir pra cima do inimigo e pressionar ele sem ter uma chance de recuperar ou pausa não é desafio, é na vdd preguiça de praticar o "trial and error". Existem varios AI patches que recentemente sempre usam crouch attack pq justamente sabem que Player não faz muito crouch guard e linkam esse crouch attack com uma pancada de especial e paradas de tela. Quando vc coloca um especial depois de um crouch attack vc está intencionado a fazer o special ser unguardable e isso é uma péssima mania e também um enorme desbalanceamento em quesito desenvolvimento.

Nas minhas AI por exemplo, elas recuam e sabem a hora de parar de te pressionar. Dois pontos importantes é que: primeiro é que A minha AI quando sente que vc ta indo apelão pra cima dela ela instantaneamente quebra seu combo, porque não era pra vc fazer esse combo cheap  em um jogo de luta.  Segundo que eu não jogo ela pra cima do alvo pra dar o MESMO combo chain, ela pode usar qualquer sequencia chain que ela bem entender e vai parar de te bater se passou do limite sano em bater. Tanto que até chars basicos meus conseguem enfrentar cheap AI melhor doq outros próprios cheap AI sem precisar ir no caminho mais rapido de "socar socar" em vez de ir pro logico que é estratégico.

 
Eu uso ifelse e não tenho problema nenhum com isso. Não acho bizarro, na verdade acho muito útil e intuitivo. Nunca tive um ifelse bugado, então talvez seja a maneira como voce ultiliza.

Todos os triggers e sctrl funcionam, mas ao mesmo tempo não funcionam. Eu posso até dizer as falhas que triggers como Time, TeamMode e sctrls assertspecial entre outros possuem. Mas como o foco é IfElse  é um ifstatements mal feito pela elecbyte tanto que ela mudou pra o Cond e todo mundo deveria usar o cond. Ifelse faz com que tudo o que vc escreveu nele seja detectado como TRUE pra depois ele analizar o que é TRUE e o que é FALSE. Então vc pode ter seu ifelse as vezes executando algo FALSE que deveria ter executado TRUE. Já com cond ele não lê a linha direto que nem um "retardado" ele ja diz o que é true e o que é false.

Time no mugen a gente pensa que começa com 0, 1, 2, 3 [...] certo? O que realmente acontece, porém o mugen as vezes lê o Time como -1, 1, 2, 3. Em vez de começar com 0 ele lê tempo negativo (wtf) e pula o zero. Isso faz com que algumas vezes "!Time" e "Time =0" sejam triggers diferentes.

No assertspecial, todo o assert é desativado se houver algum Pause ou SuperPause a não ser que o Assert seja contínuo pq da refresh a cada tick.

Codificar com IfElse, pelo menos no meu modo de ver, é como se você quisesse criar um jogo na plataforma flash: enquanto vai fazer sucesso e funcionando vc tbm tem que perceber que flash vai morrer em 2020, basicamente codificando algo bom porém nos tempos das cavernas.

O hitdef que nosso amigo ali escreveu:

damage= 75-var(13)/5,0

O primeiro hit de todo o round, se esse hitdef for o primeiro "First Attack" SEMPRE dará dano 15, mesmo que vc tenha var(13) com valor 75 (o que na matemática daria 0 de dano) isso porque o primeiro hit do round não é lido pelo mugen. Vou até sugerir pra nosso amigo desse hitdef ai usar Floor(75-Var(13)/5) por causa de possivel dano decimal o que daria erro no debug.


.[State 4015, SprPriority]
type = SprPriority
trigger1 = ceil(var(7))=0
value = -3 ; <=========== aqui entra no layer -3 ao var(7) chegar à zero (um contador improvisado).
;ignorehitpause =
;persistent = 0

Eu só não sei o pq vc usou Ceil(var(7))  se Var é sempre número inteiro a não ser que seu calculo nessa var está dando valor decimal.  Como vc está sempre executando esse trigger e hitdef com !movecontact executa apenas uma vez é normal esse SprPriority estar sendo executado a todo tick, ignorando seu hitdef, pois ele está sempre ativo.



.   Sacanagem. Eu posto uma dúvida de Mugen e você joga o assunto para Java? Se isso não for um comando de Mugen, estarei decepcionado contigo.

Então amigo, foi o motivo que eu "subitamente" apareci por aqui, essa gambiarra que ele menciona foi justamente o que falei ali em cima. Como eu, David11 e Wolf usavamos Cond por anos descobrimos que com Cond dá pra fazer dezenas de redirecionamento apenas usando 1 linha mas não havíamos revelado para a comunidade até recentemente. Tanto que se eu quiser, posso até criar um char que seja o maior cheap char de todos e isso com AI default do mugen pois, eu consigo manipular aquelas medalhas de quantidade de vitória que vc ganha então um simples char poderia derrotar TUDO que as pessoas criaram até hoje pq se vc ganhar o round na vdd o mugen não te da a vitória e então qualquer cheap char cairia em um loop eterno de rounds pq todo o round seria tratado como "Round 1" e por causa disso é muito tosco ver pessoas com potenciais oculto por ai fazendo chars de mugen usando o caminho cheap achando que seu char ta bom e com isso essas pessoas acabam nem conhecendo a própria engine mesmo não sendo um novato no mugen.



Last Edit: March 11, 2019, 07:33:15 am by MkTendou
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10000  March 11, 2019, 02:06:38 pm
  • avatar
  • **
Obrigado pela informação, darei prioridade ao Cond. :)

Infelizmente tem scrtls que não funcionam.
O DefenceMulSet, por exemplo. A menos que tenha sido fixado no mugen 1.1 (só uso o 1.0)
Outro problema que tive recentemente é com o p2getp1state, que também não funciona. Ele sempre está em 1 (ou ignorado), e isso está me dando muita dor de cabeça pra terminar um char. Tecnicamente, colocando 0 voce desativaria o P2stateno e o hitdef ficaria normal (states de hit 5000).
Então com uma variável voce poderia ligar/desligar o p2stateno num hitdef.