YesNoOk

[PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.  (Read 2359161 times)

Started by LC-DDM, August 27, 2007, 01:31:55 PM
Share this topic:
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10381  May 19, 2022, 10:12:00 PM
  • **
  • From Brazil! Why not?
    • Brazil
    • ryouwin.smeenet.org
.   Estou aproveitando meus tempos de engarrafamento e demoras no trem para escrever uma contribuição pra comunidade e ter a ilusão de que o povo vai parar de me mandar e-mail pedindo pra explicar o avançado quando nem entenderam o básico. Ainda não escrevi os capítulos, mas já tenho os títulos deles:

MENU:

* Introdução
* Criando um personagem de Mugen em uma hora
* Criando um personagem melhor de Mugen em poucas horas
* Criando um personagem BOM de Mugen
* Gráficos de 256 cores - talvez você nem precise de tantas
* Paletas - esses arquivos misteriosos
* Sons - pois todos nascemos berrando
* Animações - quem nunca quis seu próprio desenho animado?
* Comandos para matar!
* Programações - o que são? o que comem? como vivem? hoje, no Olho Repórter.
* Storyboards, endings e cenários - toda boa história tem seu plano de fundo
* Dicas de truques avançados, porque todo mundo quer tirar um onda!
* Inteligência artificial versus burrice natural
* Convertendo personagens para HD (720p) – o quanto antes, melhor.
* A arte de reaproveitar códigos (1): plágio ou pesquisa?
* A arte de reaproveitar códigos (2): e se o passo é maior do que a perna?

APÊNDICE:

* Diário de erros
* Histórias de bastidores
* "Oh, não! ... TIRAS!!"
* Programas que ajudaram em algum ponto do caminho
* Dicas de organização. Não custa tentar, né?
- - - - -Hobby & Mugen (Smeenet version) - - - - - http://ryouwin.smeenet.org/               Last updates:
OTOMO v.01,20,2022A.L.L.O.Y. (HD) v.12,25,2021ROBOCOP SCREEN PACK v.01,20,2022ERAYA v.02,19,2022
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10382  May 20, 2022, 05:34:15 AM
Eu sempre quis fazer um tutorial bem completinho de mugen. Tanto em forma de texto como usando alguns exemplos em vídeo para uma melhor visualização. O problema é que muito do que eu tentaria explicar já está nos documentos, é questão de ler... as pessoas não aprendem porque tem preguiça de ler, querem ir fazer personagem avançado sem antes saber o básico.

"Ai mas tá tudo em inglês e eu não sei inglês"
Hoje em dia, é imprescindível saber inglês, toda informação chega sempre primeiro na gringa, logo se você não sabe inglês já é um baita atraso. Além disso, tradutores existem, não são perfeitos mas quebram um galho. No caso de mugen, eu diria até que é muito mais fácil de aprender do que outros programas e linguagens. O arquivo CNS é bem autoexplicativo, 90% do que você lê ali você consegue deduzir o que faz sem precisar pensar muito.

Enfim, sobre eu querer fazer o tutorial, o que me faltou pra fazer o tutorial foi tempo e principalmente vontade. Eu tenho um pequeno defeito de desistir muito fácil, eu planejo várias coisas que muitas vezes não vão pra frente, eu até começo mas desisto no meio por falta de incentivo ou porque acho que no final vai virar uma coisa que ninguém liga muito. Já tem vários tutoriais por aí, a maioria em inglês, mas já vi alguns do Ilusionista e do DarkSideJoe em português, e devem ter mais que eu não conheço, e mesmo assim sempre tem gente perguntando coisa ali e aqui.

Mesmo assim, se você quiser mesmo fazer algo assim, eu apoio! Com certeza você deve saber coisas que eu não sei, e é sempre interessante compartilhar conhecimento. Boa sorte!