YesNoOk
avatar

[PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.  (Read 2546727 times)

Started by LC-DDM, August 27, 2007, 01:31:55 pm
Share this topic:
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10241  August 06, 2020, 07:30:49 pm
  • ****
  • Rurouni Fan
  • The dream is nothing yet drive us to the end.
    • www.youtube.com/playlist?list=PLaWlQGjKyJWoXxMR8nrea7P4R9C0JnA-_
Ryou, não se preocupe. Na verdade a linguagem do IKEMEN Go é a mesma do MUGEN, a diferença é que tem muita coisa nova.
Então você não vai aprender algo do zero, é mais como adicionar novos trechos ao repertório.

O link para download é este aqui:
https://ci.appveyor.com/project/Windblade-GR01/ikemen-go/build/artifacts

Dependendo do teu sistema, a opção é:
- bin\release\IKEMEN_GO_Win_x64.zip
ou
- bin\release\IKEMEN_GO_Win_x86.zip

Toda vez que os desenvolvedores lançarem uma nova build, é só voltar nesse link.
One day someone will rip the Inuyasha stages... Not today nor tomorrow, probably not even in this decade. But you know, someday... :')


Did you play the new
Spoiler, click to toggle visibilty
Last Edit: August 07, 2020, 03:42:13 am by Rurouni
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10242  August 07, 2020, 12:40:03 am
  • **
  • From Brazil! Why not?
    • Brazil
    • ryouwin.smeenet.org
.   Ah! Bem melhor! Obrigado mesmo, Rurouni!
.   No próximo final de semana ou no outro farei uns testes.
- - - - -Hobby & Mugen (Smeenet version) - - - - - http://ryouwin.smeenet.org/               Last updates:
Agent Miner v.11,12,2022RoboCop S.Pack v.01,20,2022Eraya v.02,19,2022A.L.L.O.Y.(HD) v.12,25,2021
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10243  August 07, 2020, 01:49:57 am
  • ****
    • crepa.neocities.org

  • Online
Bem, vou aproveitar pra me enturmar aqui. Eu sempre quis mexer com IKEMEN, mas queria antes saber se vale mesmo a pena e, se sim, qual usar pois eu sei que tem várias versões. Antes eu achava que era só um MUGEN online, mas parece que tem muito mais que isso. Eu queria perguntar quais são as vantagens do IKEMEN em relação ao MUGEN, por que eu deveria usa-lo, o que é compatível e o que não é, esse tipo de coisa. Se alguém puder me explicar, ficarei grato.
Last Edit: August 07, 2020, 01:54:11 am by DeathScythe
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10244  August 07, 2020, 01:52:58 am
  • ****
  • Osu!
  • Dragon Destiny Project
    • Brazil
Também gostaria de saber.
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10245  August 07, 2020, 04:07:10 am
  • ****
  • Rurouni Fan
  • The dream is nothing yet drive us to the end.
    • www.youtube.com/playlist?list=PLaWlQGjKyJWoXxMR8nrea7P4R9C0JnA-_
 Sem problemas, Ryou.

 Na verdade, DS, a função online é só a porta de entrada.

 Basicamente, há 2 versões "principais", IKEMEN SSZ/Plus e IKEMEN Go.
Porém o SSZ foi abandonado, você pode ler um tópico que alguém perguntou sobre as versões dele. Um desenvolver do IKEGO respondeu:
https://mugenguild.com/forum/msg.2484222

 Eu sou um cara com conhecimento básico, mas vou tentar esclarecer o que eu puder.
Vale a pena?
- Bem, na minha opinião, sim.

 O IKEMEN ainda não alcançou uma versão estável. Por exemplo, a escala do FightFX na lifebar ainda não foi implementada, então você só consegue usar sparks de baixa resolução para evitar problemas. Mas se o personagem possui sparks próprias (estilo POTS, por exemplo) não vai ter problema. Os caras estão implementando compatibilidade retroativa com o MUGEN através de engenharia reversa e isso leva tempo, afinal eles não têm acesso ao código fonte do MUGEN. Mas a maioria dos chars que eu testei funciona quase 100%. Stages do WinMUGEN e do 1.0 funcionam sem problemas até onde eu testei. Alguns stages com zoom funcionam normalmente, outros ainda não. Screenpacks e lifebars também funcionam, mas obviamente você tem que adicionar as novas funcionalidade a elas. A taxa de compatibilidade é alta, então você vai poder usar a maioria das coisas do MUGEN. A screenpack básica usada na build padrão é a do WINMUGEN, com algumas funcionalidades novas incluídas.

- A quantidade de novidades é o suficiente para instigar a migração de plataforma. Aqui você pode ver a lista com algumas delas:
https://github.com/K4thos/Ikemen_GO/wiki

- Detalhe, essa lista está incompleta. Tem muita coisa não documentada. Tipo, você pode adicionar uma fala cada vez que um personagem é escolhido no Select (à la MK) e já é possível adicionar portraits para os stages, eles usam o grupo/índice 9000,0, igual aos portraits dos chars. É possível também usar sprites com paleta compartilhada na tela de vitória e na lifebar, ainda que o formato do sff seja 1.1.


Alguns previews das novas funcionalidades:


- Diferentes chars no mesmo slot (assista só aos primeiros 4 segundos):
Spoiler, click to toggle visibilty


- Diferentes cenários por round.
- Troca de cor para a barra de vida por porcentagem, e por nível para o power.
- Menu de pausa, você finalmente pode configurar o controle com um botão novo: "pause".
- Lista de comandos, você não precisa codificar o char, só adicionar a lista no formato .dat e adicionar no def do char.
Spoiler, click to toggle visibilty


- Novo parâmetro "value" para lifebars, funciona para life e power
Spoiler, click to toggle visibilty


Essa lifebar à la Smash é uma edição que eu fiz da lifebar do PlasmoidThunder, só para mostra o conceito funcionando. Só adicionei 2 sprites nela, mudei alguns códigos e adicionei os portraits aos personagens.

 O ADD004 não precisa de arquivos extras (.bat) para funcionar, sempre achei o uso de .bat's bem feio no ponto de vista de design.

 Ah! Como eu falei com o Ryou, você pode usar o RemapSprite para transformações e/ou roupas/objetos alternativos. Acabou o problema de se preocupar com os custom states no MUGEN.
Mais gente testando, significa mais ânimo para os desenvolvedores e mais relatórios de bugs e ideias de como consertá-los. E ainda há mais novidades a caminho... Resumindo:
Por que vocês ainda estão gastando tempo com MUGEN?

O link para download está na minha postagem anterior. Espero ter ajudado.
One day someone will rip the Inuyasha stages... Not today nor tomorrow, probably not even in this decade. But you know, someday... :')


Did you play the new
Spoiler, click to toggle visibilty
Last Edit: August 07, 2020, 01:05:21 pm by Rurouni
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10246  August 07, 2020, 04:58:15 am
  • ****
    • crepa.neocities.org

  • Online
Caramba, falou bem mais do que eu esperava. Ja peço desculpas por ter dado esse trabalhão à você. :lol:

Lendo aqui eu realmente fiquei animado e com vontade de testar. Meus únicos medos são: lag (não tenho um pc muito bom, o próprio MUGEN ja fica com lag em alguns casos) e incompatibilidade, deixar de usar algo por só funcionar em uma versão específica é muito chato. Mas, boa parte das coisas que você falou são coisas que eu SEMPRE quis no MUGEN, isso de vários chars no mesmo slot sempre foi meu sonho, e isso ja é o suficiente pra eu dar uma chance.

Acho que o jeito é fuçar mesmo, ir se acostumando aos poucos. Muito obrigado pela postagem o/
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10247  August 07, 2020, 01:13:05 pm
  • ****
  • Rurouni Fan
  • The dream is nothing yet drive us to the end.
    • www.youtube.com/playlist?list=PLaWlQGjKyJWoXxMR8nrea7P4R9C0JnA-_
 Tranquilo, sem problemas. Não se convence alguém dizendo "é melhor porque sim", heh. Lembre-se que qualquer problema de compatibilidade não é definitivo, eles estão trabalhando nisso. Qualquer dúvida, se estiver no meu alcance, eu tento ajudar.


Se alguém de vocês usa Discord e quer acompanhar o progresso mais de perto:
https://discord.gg/QWxxwjE
One day someone will rip the Inuyasha stages... Not today nor tomorrow, probably not even in this decade. But you know, someday... :')


Did you play the new
Spoiler, click to toggle visibilty
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10248  August 07, 2020, 10:31:19 pm
  • ****
    • crepa.neocities.org

  • Online
Eu baixei e dei uma olhada por cima na última versão do Ikemon GO. Bom que os arquivos def já tem dicas sobre as coisas novas, da pra aprender a usar rapidinho. Obrigado de novo o/
Só mais uma pergunta, se eu pegar um screenpack feito pra MUGEN convencional e tentar usar no Ikemen sem modificar nada, vai funcionar? Eu pergunto porque tem bem pouca coisa feita pro Ikemen, eu estava planejando pegar algum screenpack genérico e ir adicionando o que eu quero.
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10249  August 08, 2020, 12:34:20 am
Bem, sou novo aqui no MFG, estou tendo um problema no jogo que estou fazendo na versão 0.95 do IKEMEN GO, que é ficar fechando quase sempre que eu abro, sem aviso de erro nem nada, simplesmente fecha na tela de loading, enfim, tenho umas dúvidas sobre alguns assuntos também, tais como:

1 - fazer com que a intro dos chars só inicialize quando a tela de versus padrão do add004 finalize, algumas intros estão fazendo isso, mas a maioria das intros especiais estão dando inicio exatamente na mesma hora em que a tela de versus do add004 inicia, pelo q eu entendi, essa tela de versus ela trabalha como se fosse uma pre-intro pra luta.

2 - Aplicar um zoom inicial antes dos chars iniciarem a intro deles, já mexi no zoomin e a luta já se inicia com o zoom aplicado e não com o efeito do zoom se aproximando dos chars bem de leve que eu queria que acontecesse.

ainda tenho outras dúvidas mas no momento estou focando nessas por enquanto.


Spoiler, click to toggle visibilty

Spoiler, click to toggle visibilty

Spoiler, click to toggle visibilty

Spoiler, click to toggle visibilty

Spoiler, click to toggle visibilty

Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10250  August 08, 2020, 01:12:27 am
  • ****
  • Rurouni Fan
  • The dream is nothing yet drive us to the end.
    • www.youtube.com/playlist?list=PLaWlQGjKyJWoXxMR8nrea7P4R9C0JnA-_
DS, sim. Elas deveriam funcionar igual a no MUGEN.

Oi, Rukasu. Você quer "comportamentos" específicos no chars, coisas assim precisam de entendimento na criação deles. Então, se você não sabe criar/editar chars (como no meu caso), você vai precisar aprender para fazer isso.
One day someone will rip the Inuyasha stages... Not today nor tomorrow, probably not even in this decade. But you know, someday... :')


Did you play the new
Spoiler, click to toggle visibilty
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10251  August 08, 2020, 01:29:01 am
DS, sim. Elas deveriam funcionar igual a no MUGEN.

Oi, Rukasu. Você quer "comportamentos" específicos no chars, coisas assim precisam de entendimento na criação deles. Então, se você não sabe criar/editar chars (como no meu caso), você vai precisar aprender para fazer isso.

certo, pelo menos com essa resposta sua, já me da um rumo de que é algo relacionado ao char, ja posso direcionar meu foco inteiramente nele e não ficar procurando nos stages ou outros arquivos do add004 hehe
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10252  August 08, 2020, 03:50:30 pm
  • **
  • From Brazil! Why not?
    • Brazil
    • ryouwin.smeenet.org
- Diferentes cenários por round.
- Troca de cor para a barra de vida por porcentagem, e por nível para o power.
- Menu de pausa, você finalmente pode configurar o controle com um botão novo: "pause".
- Lista de comandos, você não precisa codificar o char, só adicionar a lista no formato .dat e adicionar no def do char.
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=oyLTEvoZq_o[/youtube]
- Novo parâmetro "value" para lifebars, funciona para life e power
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=T-vBqHx1Lnk[/youtube]
Essa lifebar à la Smash é uma edição que eu fiz da lifebar do PlasmoidThunder, só para mostra o conceito funcionando. Só adicionei 2 sprites nela, mudei alguns códigos e adicionei os portraits aos personagens.
.   Achei curioso na Lifebar do SmashBros a fonte do TIME ter transparência. Só consigo fazer isso no Mugen enchendo-a de furinhos.
.   Realmente. Pelo que conheço atualmente de Mugen, não sei como fazer algo idêntico a como cenário trocar entre os rounds.
.   Fiquei curioso também com o Score/Placar no vídeo do Ryu vs Ken. Isso é novidade do IkemenGo também ou é dos chars?
.   E não pude deixar de notar, no vídeo do Naruto Vs Sasuke, ao convocar a raposa, a câmera do zoom PARECE ter acompanhado a cabeça do helper gigante. Eu estava querendo algo parecido caso eu tentasse imitar os chars gigantes do Tatsunoko Vs Capcom. Minhas minhas primeiras tentativas de fazer isso no Mugen apenas criaram um helper grandão que a tela só mostrar do peito pra baixo. Já pensei até em colocar o char na cabeça do helper, fingindo que ainda está no chão.
Por que vocês ainda estão gastando tempo com MUGEN?
.   Essa é uma pergunta para a qual não tenho uma resposta boa!
.   Já estou até o pescoço no Mugen há anos à ponto de aceitar defeitos como características. Lembram daquele meu vídeo do Jiban? Em um cenário que aparece aos 01:30, eu não defini a cor de fundo (para deixar rastros de propósito) e fiz o cenário com tramado tipo uma peneira para ir "limpando". A ideia era imitar aquele efeito de "AfterImage" estilo luta contra o Boss do Rival Schools (versão Arcade). Vou ficar chateado se não tiver como fazer isso no IkemenGo! Mas... fazer o quê?
.   Mas estou disposto a brincar com as duas. Vai ser como aprender outro idioma.
.   À medida que eu for tendo progresso, eu posto novidades aqui.
- - - - -Hobby & Mugen (Smeenet version) - - - - - http://ryouwin.smeenet.org/               Last updates:
Agent Miner v.11,12,2022RoboCop S.Pack v.01,20,2022Eraya v.02,19,2022A.L.L.O.Y.(HD) v.12,25,2021
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10253  August 08, 2020, 04:34:28 pm
  • ****
    • crepa.neocities.org

  • Online
Já estou até o pescoço no Mugen há anos à ponto de aceitar defeitos como características.
O mesmo comigo. Fiquei tanto tempo no MUGEN que acostumei e "aceitei" as limitações. Porém, agora que sei que o Ikemen existe, eu vou explorar um pouco mais e talvez migrar de vez.

Fiquei curioso também com o Score/Placar no vídeo do Ryu vs Ken. Isso é novidade do IkemenGo também ou é dos chars?
É do Ikemen GO mesmo. Enquanto testava com o screenpack padrão mesmo eu notei um número em cima da lifebar que ia aumentando quando acertava golpes e eu não sabia direito o que era, achei que era algo do debug por eu estar no modo training, mas aí caiu a ficha que é um sistema de pontuação, o que eu particularmente achei MUITO interessante. Da pra fazer umas coisas legais com isso se tiver imaginação.

Resumindo, realmente tem bastante coisa nova legal e, principalmente, úteis (não adianta nada encher a engine de features novas porém inúteis né). Nessas horas que eu me pergunto como eu só fui querer testar isso agora. :v
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10254  August 08, 2020, 09:47:39 pm
  • ****
  • Rurouni Fan
  • The dream is nothing yet drive us to the end.
    • www.youtube.com/playlist?list=PLaWlQGjKyJWoXxMR8nrea7P4R9C0JnA-_
Ryou, transparência nas fontes já é possível há muito tempo no MUGEN 1.1 através do sffv2.
A troca de cenários no MUGEN precisa de várias gambiarras e no IKEMEN é simples demais, no stage você faz assim:

[Info]
name=""
author=""
round1def = stages/stage1.def
round2def = stages/stage2.def
round3def = stages/stage3.def

- Como disse, o DS, é pontuação. A engine já possui o sistema, você só precisa configurar a lifebar.
- Sobre a raposa, é zoom, também do MUGEN 1.1.
- O "afterimage" eu não conferi, você vai precisar dar uma olhada.


DS, se você ficou em dúvida sobre o sistema de pontuação, você não leu nem o índice das novidades no link que eu postei.  :tough:


Eu comecei com MUGEN por causa de Rurouni Kenshin - pasmem! Mas sério, eu comprei um cd daquelas revistas de jogos e tinha ele na capa. Em casa, quando jogando, fiquei curioso com a barra de título que mostrava (M.U.G.E.N)... e isso foi cerca de 14 anos. Falando em começo, provavelmente eu não devo continuar por muito tempo. Não há mais lançamentos referente às séries que eu gosto.
Enfim, o bom do IKEMEN é que ele descentraliza os códigos nos chars e deixa o sistema da screenpack mais "democrático". Se você caprichar bastante na screenpack e lifebar, você vai ter algo bem próximo de um full game ainda que seja uma simples compilação.
One day someone will rip the Inuyasha stages... Not today nor tomorrow, probably not even in this decade. But you know, someday... :')


Did you play the new
Spoiler, click to toggle visibilty
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10255  August 08, 2020, 09:54:23 pm
  • ******
  • 日本は素晴らしい国です。
after image tb esta por lá. eventualmente ha de estar a maioria das coisas.
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10256  August 10, 2020, 05:49:07 am
  • ***
  • I am a little editor of pixel art
    • Brazil
    • felipexavier.stuart@gmail.com
Conseguimos mover o jogo pro Ikemen, tem algumas diferenças do mugen, tivemos que mudar uns valores no fightfx e outros nas coordenadas em geral, mas tem coisas que são diferentes mesmo, tipo o explod não pega scale, porem da pra vc dar scale no .air então é trocar 6 por meia duzia, outra coisa tambem é que helper não ta pegando afterimage, tivemos que mudar o codigo de alguns golpes

Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10257  August 11, 2020, 12:06:39 am
  • **
  • From Brazil! Why not?
    • Brazil
    • ryouwin.smeenet.org
.   Eu acabo de ler o artigo da ArsTechnica sobre Mugen em que você é citado, FxFreitas.
https://arstechnica.com/gaming/2020/08/how-the-mugen-community-built-the-ultimate-fighting-game-crossover/
.   É um bom artigo. Ainda bem que eles não erraram o link pro seu demo público de Mega Man X Fighting Arena no dropbox, da mesma forma que eles erraram o endereço do projeto no Twitter.

Conseguimos mover o jogo pro Ikemen, tem algumas diferenças do mugen, tivemos que mudar uns valores no fightfx e outros nas coordenadas em geral, mas tem coisas que são diferentes mesmo, tipo o explod não pega scale, porem da pra vc dar scale no .air então é trocar 6 por meia duzia, outra coisa tambem é que helper não ta pegando afterimage, tivemos que mudar o codigo de alguns golpes.
.   Eu adorei esse efeito de "Puxar a câmera pro char e dar zoom". Pode não ser novidade, mas isso está mais fácil de se fazer no IkemenGo ou entendi errado?
.   Também (acreditem se quiserem) o jegue aqui não percebeu que vocês estavam jogando nos 3 vídeos! Eu pensei que fosse a demonstração AI vs AI. Achei que os bichos estavam, como dizem os paulistas, com "sangue nos olhos"!
.   Está ficando cada vez melhor!
- - - - -Hobby & Mugen (Smeenet version) - - - - - http://ryouwin.smeenet.org/               Last updates:
Agent Miner v.11,12,2022RoboCop S.Pack v.01,20,2022Eraya v.02,19,2022A.L.L.O.Y.(HD) v.12,25,2021
Last Edit: August 11, 2020, 12:27:55 am by Ryou Win
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10258  August 11, 2020, 04:01:05 am
  • ***
  • I am a little editor of pixel art
    • Brazil
    • felipexavier.stuart@gmail.com
.   Eu adorei esse efeito de "Puxar a câmera pro char e dar zoom". Pode não ser novidade, mas isso está mais fácil de se fazer no IkemenGo ou entendi errado?
Isso é possível no Mugen 1.1 e no Ikemen, funciona do mesmo jeito inclusive, porem no ikemen o stage precisa usar paralax pra funcionar direito, e os nossos não usa, então o personagem desliza, o Alex resolveu isso temporariamente colocando o fundo preto durante os especiais, mas acredito que em breve mudaremos isso.

.   Eu acabo de ler o artigo da ArsTechnica sobre Mugen em que você é citado, FxFreitas.

.   É um bom artigo. Ainda bem que eles não erraram o link pro seu demo público de Mega Man X Fighting Arena no dropbox, da mesma forma que eles erraram o endereço do projeto no Twitter.

Sobre o artigo (meus 5 minutos de fama haha), uns meses atrás o cara me mandou DM no discord pedindo uma entrevista pra conhecer o projeto e sobre o mugen, fiquei surpreso com o tamanho da materia e a pesquisa que o cara fez, caralho, mugen ia ser um shooter?

.   Também (acreditem se quiserem) o jegue aqui não percebeu que vocês estavam jogando nos 3 vídeos! Eu pensei que fosse a demonstração AI vs AI. Achei que os bichos estavam, como dizem os paulistas, com "sangue nos olhos"!
.   Está ficando cada vez melhor!

Todos os videos que estão no meu canal são Eu vs a IA, nos do Alex é IA vs IA, esses ultimos 3 foram feitos pra mostrar a luta no ikemen, e eu adorei o resultado, tava muito balanceado eu contra o Lucas.
E obrigado, o Alex está dando duro no projeto, todos os dias. E sempre que falta sprite eu dou aquela ajuda kk.
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10259  August 27, 2020, 07:59:42 am
  • ****
    • crepa.neocities.org

  • Online
Max Revive

Ouvi dizer que o site da matéria é ótimo, não é desses IGN da vida, por isso a matéria tava tão bem escrita.

E aí gente, o que ta pegando? :thinking:
Re: [PORTUGUESE ONLY] Português. Ena pá.
#10260  August 27, 2020, 04:51:59 pm
  • **
  • From Brazil! Why not?
    • Brazil
    • ryouwin.smeenet.org
.   Sem grandes novidades:

1) FxFreitas foi entrevistado,
2) Tô dando minhas piruadas aqui tentando do IKEMEN Go depois da recomendação do Rurouni,
3) Comecei matéria online na faculdade,
4) Adicionei o autor do Jaspion pra Mugen do WhatsApp,
5) Atualizei minha lista de tarefas entre "urgente", "importante" e "etapas" pra me localizar na bagunça que virou meu projeto,
6) Passei a gostar de ouvir LPs antigos de novela pelo Youtube (porque tem músicas que nunca ouvi em mais lugar nenhum)
7) E também estou manipulando fotos para transformar um personagem de desenho em como ele seria se fosse um boneco de plástico para atualizar um char:
- - - - -Hobby & Mugen (Smeenet version) - - - - - http://ryouwin.smeenet.org/               Last updates:
Agent Miner v.11,12,2022RoboCop S.Pack v.01,20,2022Eraya v.02,19,2022A.L.L.O.Y.(HD) v.12,25,2021